CHICAGO (Reuters) – Os fazendeiros do Texas trabalharam horas extras para transportar água e feno para o gado para mantê-los vivos durante uma terrível tempestade de inverno, mas algumas vacas já sucumbiram a temperaturas geladas incomuns que também mataram galinhas, frigoríficos parados e ameaçaram plantações.Apresentação de slides (2 imagens)
A morte de vacas bebês no principal estado de gado dos Estados Unidos e a luta para cuidar do gado sobrevivente são os últimos desafios para os pecuaristas que, no ano passado, lidaram com a COVID-19, reduzindo a demanda por carne em restaurantes e fechando matadouros.

No Texas, onde vivem mais de 13 milhões de cabeças de gado, os fazendeiros disseram que estão passando longas horas frias quebrando o gelo em tanques de água e lagos congelados para que os animais tenham algo para beber. Condições geladas transformaram o óleo diesel em um gel inútil em tratores. Os fazendeiros disseram que estão usando picapes movidas a gasolina para transportar feno que o gado pode comer e usar como cama quente.
Kaylin Isbell, um fazendeiro em Florence, Texas, disse que algumas vacas e ovelhas morreram após o nascimento. Os bebês são particularmente vulneráveis ao choque do frio quando deixam o útero quente de suas mães coberto de líquido. Isbell disse que sua sogra levou ovelhas recém-nascidas para um quarto de hóspedes em sua casa para mantê-las aquecidas.
O frio também mata a aveia que a Isbell plantou para o gado jovem pastar, disse ela. Como resultado, Isbell disse que precisará vender os animais antes do esperado, reduzindo suas margens de lucro.
Os pecuaristas em todo o país já enfrentavam custos mais altos com ração, à medida que os preços do milho e da soja disparavam para níveis mais altos em vários anos.
“Nós simplesmente continuamos”, disse Isbell. “Isso é tudo que você pode fazer.”

O comissário de Agricultura do Texas, Sid Miller, disse à Reuters que os pintinhos morrem de frio porque não há gás natural suficiente para aquecer os incubatórios. Ele disse que as operações de laticínios estão despejando US $ 8 milhões em leite pelos ralos diariamente porque as fábricas de processamento de leite estão sem energia. As fábricas de grãos em todo o estado também não podem fabricar ração animal sem energia, disse Miller.
“Temos um problema de bem-estar animal em andamento”, disse ele.
Grandes processadores de carne como Cargill Inc e Tyson Foods Inc disseram que suspenderam as operações em algumas fábricas.
Em Whitesboro, Texas, o fazendeiro de quinta geração Austin Miles disse que está enchendo um tanque vermelho de 300 galões com água de uma mangueira na casa de seus pais duas a três vezes por dia e enviando para o gado beber. O lago em que normalmente beberiam congelou, disse ele.
“Isso é extremo para nós”, disse Miles. “Nossa infraestrutura não estava totalmente configurada para esses períodos prolongados de frio.”
A tempestade matou pelo menos 21 pessoas em quatro estados, e as temperaturas devem permanecer de 20 a 35 graus abaixo da média em partes do centro e sul dos Estados Unidos por dias.
O gado pode sofrer de problemas respiratórios, uma vez que o congelamento profundo dê lugar a temperaturas mais quentes, disse Missy Bonds, gerente geral assistente do rancho de sua família em Saginaw, Texas.