URGENTE! GOVERNO ESTÁ DEIXANDO PACIENTES MORRER

Apesar de ter quase 200 pessoas com Covid-19 em uma fila, à espera por leitos, o Amazonas está há dez dias sem transferir pacientes para outros ESTADOS.

A última viagem foi feita no dia 10 de fevereiro, para o Rio de Janeiro, na qual foram transferidas 13 pessoas. Ao todo, 558 já foram levadas para tratamento fora, sendo 542 com Covid. O número representa pouco mais de 1/3 do prometido pelo ministro da saúde, Eduardo Pazuello, que disse que seriam, ao menos, 1,5 mil transferências.

O Amazonas enfrenta colapso no sistema de saúde, após um aumento no número de casos, internações e mortes por Covid-19. Até a sexta-feira (19), o estado já havia registrado um pouco mais de 303 mil casos da doença, e mais de 10 mil mortes.

O estado também passou por uma crise de abastecimento de oxigênio e o governo montou uma operação para abrir novos leitos e para transferir pacientes para outros estados.

Ao G1, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-AM) disse que as transferências não estão suspensas, mas só acontecerão caso não haja oferta de leitos em Manaus e se houver paciente com perfil moderado e estáveis para viajar de avião.

Enquanto não aparece leito Governo fica com mãos cruzadas esperando leitos

“ABSUSDO OUVIR OU LER ISSO, UM GOVERNO MONTANDO NA GRANA VINDA DE ICMS DA GASOLINA R$5’10 , FORA OUTROS IMPOSTOS DE TUDO. TODAS AS AÇÕES DE COMBATE À PANDEMIA É RECURSO FEDERAL E UM SAFADO DESSE FALA QUE SÓ VAI RETOMAR VOOS DE PACIENTES DO INTERIOR QUANDO SURGIR LEITOS? “

Segundo o boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância e Saúde (FVS-AM) de sexta-feira (19), o estado tem 175 pessoas com Covid esperando um leito, seja clínico ou de UTI. Em Manaus, são 86, sendo 81 na rede pública (60 à espera de um leito clínico e 21 de UTI), e cinco na rede privada, enquanto no interior são 89 (49 clínicos e 40 de UTI).

Atualmente, a taxa de ocupação em leitos de UTI Covid na capital está em 90,85%, e 80,49% em leitos de UTI geral. Em relação aos leitos clínicos, há 68,11% de ocupação para Covid, e 73,25% geral.

Os pacientes com Covid que ainda aguardam por transferência estão em unidade de baixa ou média complexidade, como SPAs e UPAs. O G1 questionou a SES sobre o motivo desses 175 ainda aguardarem transferência, e aguarda resposta.

Segundo a SES, houve redução da demanda de pacientes com o perfil para viagens aéreas longas, definido nos protocolos estabelecidos para a ação. O perfil para as viagens é de pacientes moderados por conta dos protocolos de segurança do paciente com Covid-19 que podem agravar durante o vôo.

Pacientes de Manaus têm alta após tratarem a Covid-19 no Espírito Santo.  — Foto: Divulgação/ Sesa

Pacientes de Manaus têm alta após tratarem a Covid-19 no Espírito Santo. — Foto: Divulgação/ Sesa

O secretaria de Saúde também alegou que passou a priorizar as remoções intermunicipais, de pacientes do interior para a capital. Desde então, foram trazidos de avião para hospitais de Manaus 47 pacientes de Parintins, Coari, Tefé, São Paulo de Olivença e tabatinga

As transferências para outros estados começaram a ser realizadas no dia 15 de janeiro, um dia após a capital enfrentar o primeiro dia da falta de oxigênio. Ao todo, 18 estados se prontificaram em receber os doentes.

Até o dia 10 deste mês, já foram transferidos 542 pacientes com Covid-19 e 16 pacientes com câncer. Até a tarde de quarta-feira (17), balanço mais recente, 335 pacientes receberam alta médica e 63 foram a óbito.

O Governo cria provas de omissão e deputados, juízes desembargadores advogados se calam? “ACORDA AMAZONAS TEU POVO ESTÁ SENDO ASSASSINADO POR NEGLIGÊNCIA”

O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PEDIU INTERCEDEU PARA JUÍZA FRAXE QUE JÁ HAVIA DETERMINADO A TRANSFERÊNCIA DOS PACIENTES EM 24 HORAS

O GOVERNO É OBRIGADO A PAGAR LEITOS NEM QUE SEJA PARTICULAR ELE ARRECADA RECURSO PARA ISSO PARA SOCORRER O POVO OBRIGATORIAMENTE.

É UMA LEI APROVADA

PL 2.324/2020,

Fonte: Agência Senado

BASTAS CORRER PARA CIMA

Please follow and like us:
0
fb-share-icon20
Tweet 20
Pin Share20
Author: amazonashoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *