Uma das melhores lutas de 2021 acabou em um dos momentos mais bizarros da história no UFC 259. Petr Yan fazia um combate incrível diante de Aljamain Sterling quando acabou resolvendo dar uma joelhada claramente ilegal no rosto do adversário. O russo acabou desclassificado, e o norte-americano ficou com o título dos pesos galos.
É a primeira vez na história do UFC que um cinturão muda de mão devido a uma desclassificação.
O final foi tão decepcionante que o próprio Sterling resolveu deixar o cinturão no octógono e acabou caindo no choro.
“Tudo que eu trabalhei até agora para ter uma luta assim? Sei que estava muito parelha e eu estava perdendo, esse não é o jeito que eu queria ganhar. Eu trabalhei demais para ganhar de uma maneira m** dessa. É uma m**. Entendo que tenha um pouco de provocação e tal, mas é só uma rivalidade. Não devia ser assim”, disse o americano.
O golpe ilegal aconteceu já aos 4:29 do 4º round. Sterling estava no chão com as duas mãos no rosto quando o corner de Yan pediu que ele desse a joelhada. O russo atendeu e acertou em cheio o rosto do adversário, que caiu completamente grogue.
O problema é que, apesar das mãos estarem no rosto, Sterling tinha três apoios no chão (dois pés e um joelho), o que torna o golpe completamente ilegal.
Getty
Um médico chegou a ser chamado no octógono. Como o americano não teve condições de continuar, a luta foi encerrada. E o russo acabou desclassificado por ter sido um golpe ilegal e intencional.
“Eu queria continuar. A luta estava com muita ação, sei que os fãs estavam gostando, potencialmente era uma das lutas do ano, talvez da história. Não queria parar até essa m**. Os fãs que me desculpem por vencer assim. Espero que lutemos novamente e seja da maneira correta”, disse Sterling.
Ele chega ao título dos galos com uma carreira de 20 triunfos e três derrotas – duas delas para brasileiros (Marlon Moraes e Raphael Assunção).
