Mais uma vez o Navio Ana Carolina volta a Mídia suspeito de super lotação, a Marinha para a Embarcação após suspeitas de super lotação. O navio ganhou os noticiário devido ao naufrágio que matou dezenas de pessoas no rio Amazonas, relembre a história.

Na madrugada do dia 29 de fevereiro de 2020, o navio Anna Karoline III naufragou no rio Amazonas, deixando 42 pessoas mortas.
A embarcação que havia saído do município de Santana com destino a cidade de Santarém, no Estado do Pará, tombou e afundou durante uma forte chuva e ventania. O naufrágio aconteceu próximo a Ilha Aruãs e a Reseva Extrativista Vale do Cajari, na região do Jari, num ponto de difícil acesso e comunicação. Estima-se que 93 passageiros estavam a bordo.Na época, o inquérito policial que apurou as causas do acidente concluiu que o Anna Karoline III viajava com excesso de carga. Pelo menos 70 toneladas a mais que a capacidade permitida, além de várias outras irregularidades.

Seis pessoas, entre elas o comandante e o dono do navio, tripulante, militares da Marinha do Brasil, despachante e o proprietário de uma segunda embarcação que, de acordo com relatos de sobreviventes, estariam abastecendo o Anna Karoline III, foram responsabilizadas pela tragédia. Elas foram indiciadas por homicídio doloso, quando há a intenção de matar.

