
Essa semana o instituto PERSPECTIVA divulgou a última pesquisa de 2021. Nela aparecem números interessantes que estão sendo desprezados por conta da brutal antipatia que o seu diretor-executivo desperta nos amazonenses, todos quando veem os seus dados preferem antecipadamente dizer que se trata de mais uma tentativa de ludibriar a população. Essa péssima fama foi construída desde a famigerada aposta que ele fez na eleição de 2014. Esse cidadão deu de presente 100 mil reais num desafio que ele sabia que perderia, mas sua empáfia o levou a esse desfecho trágico.

Esse episódio não o fez apenas perder a aposta de 100 mil reais, uma ninharia diante de tanto dinheiro ganho com contratos com o poder público, mas marcou principalmente o comprometimento da credibilidade das suas pesquisas, mesmo que acertando várias, como foi o caso da eleição para prefeito de Manaus em 2020, ninguém consegue mais acreditar quando se trata da PERSPECTIVA.
Particularmente, que contradição, eu vejo alguns números bem reais nesta última pesquisa, primeiro a ‘reviravolta’ do Presidente Bolsonaro, que está agora na frente do ex-presidiário Lula, ganha no primeiro turno, por margem mínima, e no segundo também. Essa diferença, independente de pesquisa, tende a aumentar muito. Manaus é a capital mais bolsonarista do país e o interior vai começar a saber que o AUXÍLIO BRASIL é um programa do Governo Federal, isso irá catapultar o Presidente para outro patamar, como dizem a “mulambada”.
Quando falamos de Governo do Estado, surpreende a recuperação do atual governador Wilson Lima, se a pesquisa estiver correta e os seus números forem reais, o caminho para a reeleição está aberto. São mais de 200 obras em andamento em todo estado, uma ação conjunta com a prefeitura de Manaus e a distribuição do CARTÃO AUXÍLIO AMAZONENSE, o governo não está brincando, tem trabalhado para reconquistar a confiança perdida nestes três primeiros anos de gestão, a possibilidade é real.

Para o Senado é que a PERSPECTIVA, com ligações umbilicais com o Senador Omar Aziz, insiste numa narrativa falida. Nessa pesquisa, os números já começaram a ser ajustados, a diferença de Aziz para Coronel Menezes caiu para cinco pontos percentuais, quase na margem de erro de dois pontos. Artur não sobe e nem desce, parece estar fora do jogo agora. O quadro está se desenhando para um atropelo do Coronel Menezes sobre seu principal oponente, ele lidera na capital em todas as pesquisas divulgadas até o momento e, com a subida de Bolsonaro no interior do estado, a transferência de votos será natural e ele, Menezes, vai ser grande beneficiado, além do seu trabalho que tem sido incansável. O desespero parece começar a bater à porta daqueles que sabem que não podem ficar sem mandato e veem a derrota se aproximando.
Minha aposta para 2022 é que Bolsonaro ganha de barbada no estado, Wilson Lima disputa o segundo turno e Coronel Menezes será eleito o novo senador pelo Amazonas. Nem mesmo a PERSPECTIVA consegue mais esconder isso.
Que phase!