Com um projeto feito em 2005 por Oscar Niemeyer, o Memorial do Encontro das Águas seria a segunda obra do famoso arquiteto na Amazônia e a última em vida. Com o custo de R$ 600 mil pelo projeto, a Prefeitura de Manaus ainda não tem previsão para o início das obras, no local hoje conhecido como Ponta das Lajes, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste.


São 18 anos que o projeto continua parado, e mesmo nos últimos anos tendo sido especulado entre o governo do Estado e a Prefeitura, em suas referidas gestões, o Memorial continua no impasse e sem orçamento para a obra.
Precisamos cobrar uma posição dos governantes

Oscar teve grandiosos projetos
Segundo o deputado federal Serafim Corrêa, autor do projeto, a prefeitura poderia fazer o projeto, que pelo meus cálculos estaria custando hoje, cerca de 40 milhões. Mas isso representaria um valor tão pequeno diante da possibilidade turística do local, que além da zona Oeste (praia da Ponta Negra) e área Central, o turística poderia ir até a zona Leste, e ter a visão em terra de um dos grandes fenômenos da nossa região: o Encontro das Águas”, disse o deputado.A área funciona como um mirante, atualmente, mas tem o acesso da população dificultado pelas condições da estrada e o abandono do local.
