Brasil – Em 2020, o ex-diretor de humor da Tv Globo, Marcius Melhem foi acusado de assédio e importunação sexual, e desde então, tenta provar sua inocência e que sua relação com a humorista Dani Calabresa era consensual. Desde 2020, foram ouvidas cerca de 30 pessoas, arroladas pela acusação e defesa.
Dentre os depoimentos, estão o de Dani Calabresa e outras seis mulheres, que acusam Melhem de assédio e importunação sexual, relação abusiva, abuso de poder, comportamento impróprio e constrangimento.
A humorista faz diversas acusações graves a Melhem que se defende mostrando cerca de 270 mensagens trocadas com a humorista pelo WhatsApp. As conversas mostram um clima quente e de flertes recorrentes entre os humoristas.
Ao menos, são 27 conversas entre Melhem e Calabresa de 2016 a 2019. Além das conversas, 12 testemunhas foram ouvidas pela Polícia Civil, que em depoimento negaram que houve assédio entre Melhem a Calabresa. Cerca de dez outras afirmam que sabiam que havia assédio, mas nunca presenciaram.
Em sua defesa, Calabresa diz que fingia não perceber os excessos, e tinha sentimentos de medo, receio e ojeriza. Ela dizia que fingia “normalidade” para preservar a sua carreira, e ainda acusa Melhem de tê-la prejudicado na Globo.
O ex-diretor admitiu “que dava em cima” de Dani, após sua separação com Marcelo Adnet em 2017, mas nega ter assediado ou ter feito algo agressivo ou nocivo a ela.
Malhem, que estava solteiro desde 2016, afirmou que Calabresa retribuía com mensagens e atitudes positivas, como ter-lhe mostrado nudes e, muitas vezes, mandado textos de cunho erótico a ele. Essas conversas constam dos documentos.
Dani Calabresa alega que desde que chegou na Globo em 2015, Melhem teve comportamento inadequado, “usando as informalidade do meio artístico para agir de forma inapropriada com suas subordinadas”, inclusive “não raro excedendo em toques, apertos, tentativas de beijos e comentários lascivos constrangedores”.
Se defendendo das acusações, Melhem se utiliza das conversas da época com o objetivo de mostrar a intimidade com Dani naquele período.
Primeira troca de mensagens é de 27 de novembro de 2016, às 21h59:
Calabresa: Obrigada, você me trouxe para trabalhar, mas vc não tem ideia de como sou feliz no Zorra. 2 anos de um trabalho feliz demais! OBRIGADA (emojis com beijinho e corações).
Melhem: Meu amor. Eu que agradeço a confiança. Fico feliz demais com a sua indicação. Tá só começando. Vamos juntos (emoji de coraçõezinhos).
Em 1º de junho de 2017, à 0h00, Dani escreve:
Calabresa: Obrigada mil vezes por lembrar de mim (emoji coração) melhor convite
Melhem: Te amo sem você me mandar um nude, olha que puro! É nosso! Eu sou eternamente grato por confiar em mim. E vou te fazer muito feliz. Ainda na globo. Tá só começando
Calabresa: Ahahahahaha mostrei sem vc pedjirrrr!!!! Agora vou ter de mandar pro Cinti, pra dá força.. caralho viu rs (emoji triste e coraçãozinho).
