POLÍTICA

PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL VAI AO SENADO DAR EXPLICAÇÕES DA TAXA DE JUROS

29/03/2023

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que nesta quarta-feira (29) que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vai ouvir o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre os juros altos.  

Segundo informou, seriam em dois momentos no Senado: na semana que vem na reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e em uma discussão em um “seminário” no plenário da Casa Alta, após a Páscoa.  

As sinalizações de Pacheco, segundo Padilha, ocorreram durante reunião com Lula, nessa terça-feira (28).

O ministro de Relações Institucionais disse que a orientação do governo para os parlamentares da base e também da oposição é que Campos Neto dê explicações sobre a taxa de juros (Selic) mantida em 13,75%, após quinta reunião consecutiva do Comitê de Política Monetária (Copom).   

“Congresso Nacional tem um papel ativo no acompanhamento do cumprimento da lei, que o próprio Congresso aprovou que, garante a autonomia para o Banco Central”, disse Padilha. “Na lei, o Banco Central tem quatro objetivos que precisam ser perseguidos: fomento ao pleno emprego; suavizar as flutuações de atividade econômica; garantia da estabilidade econômica e a efetividade do sistema financeiro. Então que o congresso tem uma postura cada vez mais ativa de acompanhar se esse objetivos estão sendo cumpridos ou não”, declarou a jornalistas após reunião com o presidente Lula no Palácio da Alvorada.  

Desde que assumiu a presidência da República, Lula tem mantido a artilharia contra Campos Neto e o Banco Central. O petista tem cobrado da autoridade monetária reduza a taxa de juros.  

Please follow and like us:
0
fb-share-icon20
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *