31/03/2023
Uma adolescente de 16 anos entrou em trabalho de parto e deu à luz a uma menina no banheiro da do Colégio Estadual Carlos Gomes, em Ubiratã, no Centro-Oeste do Paraná. O parto foi realizado pelo diretor em conjunto com outros funcionários.
A jovem foi encontrada por uma zeladora passando mal no banheiro. O diretor Claudio Roberto Lopes Zen foi chamado e, quando chegou no local, foi surpreendido “ Acho que estou entrando em trabalho de parto”, disse a jovem.
“Eu vi que estava coroando e falei ‘vamos ter que fazer seu parto’. No que ela fez força, a cabeça da criança saiu. Eu massageei a barriga dela e a criança nasceu. Foi muito rápido”, contou Claudio.
Os familiares não sabiam da gestação. O pai da criança, que também é aluno da escola, foi informado do nascimento. Mãe e criança passam bem.

“Peguei uma toalha de mesa para enrolar o bebê”, diz diretor que realizou parto
Claudio Roberto Lopes Zen, diretor do Colégio Estadual Carlos Gomes, em Ubiratã, contou detalhes sobre o parto da adolescente de 16 anos, que aconteceu na quarta-feira (29), no banheiro da instituição de ensino.
De acordo com Claudio tudo foi muito rápido, ele contou com o auxílio de outras pessoas para realizar o parto, que aconteceu em menos de cinco minutos. “No que a gente deitou ela no chão, eu vi que estava coroando e falei ‘vamos ter que fazer seu parto’”, disse Claudio.
Como se tratava de um colégio, tudo teve que ser feito no improviso até a chegada dos socorristas do Siate. “Foi muito rápido. Então eu pedi: ‘alguém busca uma tesoura e uma linha para cortar o cordão umbilical?’. Uma das pedagogas trouxe e eu fiz os dois amarrinhos. Pegamos uma toalha de mesa da cozinha para enrolar o bebê. A calma da menina nos deixou tranquilos.”
Pai de bebê que nasceu em colégio do PR também é estudante da instituição
Depois de realizar o parto da adolescente de 16 anos no banheiro do colégio, o diretor teve a missão de contar para os avós sobre o nascimento.
De acordo com o diretor, a adolescente mora a uma quadra do colégio. Ele foi até a casa e contou à mãe da jovem sobre o parto. Na sequência, o diretor voltou à escola e foi até a sala do pai da criança, um adolescente também de 16 anos. “Pega seu material que agora você é papai”, disse o diretor.
O diretor informou a mãe do rapaz sobre o nascimento e na sequência encaminhou o pai da criança para o hospital. O bebê recebeu o nome de Vitória e nasceu com dois quilos e novecentos. ” O nascimento de uma criança sempre é uma benção. É uma coisa que a gente vai levar para o resto da vida. Eu nunca imaginava viver uma situação dessa dentro do colégio.”
