AMAZONAS BRASIL

LULA AUTORIZA DUPLO AUMENTO NOS REMÉDIOS

– Os medicamentos vendidos nas farmácias brasileiras sofreram dois reajustes em 2023, destacou matéria do Valor Econômico. Além do aumento anual autorizado pelo governo, a ser aplicado a partir de 1º de abril, as novas alíquotas de ICMS determinadas para remédios por mais de uma dezena de Estados, para compensar a limitação do tributo estadual incidente sobre combustíveis e energia, resultarão em produtos mais caros. O índice de ajuste anual de preços é estabelecido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e calculado a partir de algumas variáveis, a mais relevante delas o IPCA acumulado em 12 meses até fevereiro do ano em questão.

O governo federal determinou um reajuste máximo de 5,60% nos preços dos medicamentos neste ano. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (31) e os ajustes já podem ser aplicados pelas empresas produtoras.

O ajuste é baseado em um modelo de teto de preços calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor amplo (IPCA) e em outros fatores.

O documento publicado no DOU informa que as empresas produtoras deverão dar “ampla publicidade” aos preços de seus medicamentos, não podendo ser superior aos preços publicados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) no Portal da Anvisa.

Além disso, destaca que as unidades de comércio varejista também deverão manter à disposição dos consumidores e dos órgãos de proteção e defesa do consumidor, as listas dos preços de medicamentos atualizadas, calculados com base nos termos da regulação.

Segundo dados do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), as vendas do mercado totalizaram aproximadamente R$ 8,2 bilhões em fevereiro deste ano, um aumento de 10,7% em comparação a igual mês de 2022. O levantamento se refere ao preço de compra da farmácia, base de pesquisa que mede os eventuais descontos das farmácias.

Além disso, o sindicato também informou ao Bom Dia Brasil, da TV Globo, que o preço dos medicamentos subiu aproximadamente 76,8% em 10 anos, abaixo da inflação acumulada no período, de 90,24%

Please follow and like us:
0
fb-share-icon20
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *