O governo federal deve anunciar, na próxima segunda-feira (10), o primeiro bloco de concursos públicos a serem abertos na gestão de Lula (PT). A informação é da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. De acordo com ela, a prioridade é garantir recomposição em órgãos que estão com maiores déficits de pessoal.
“Várias áreas estão com dificuldade. Foi um período de muito desmonte, praticamente sem nenhum concurso”, afirmou a ministra em entrevista a veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
De acordo com a “Agência Brasil”, a ministra afirmou que, até o final do ano, serão três blocos de concursos públicos com o objetivo de recompor o quadro de diversos órgãos. Por enquanto, apenas um concurso emergencial foi autorizado para garantir a fiscalização por parte da Agência Nacional de Mineração (ANM).
Na entrevista, Esther Dweck também falou sobre o reajuste salarial dos servidores, alinhado em 9% pelo governo com as entidades de classe. Segundo ela, a concessão do reajuste ainda depende da aprovação de um projeto enviado pelo governo ao Congresso para ajustar rubricas orçamentárias.
“Assim que ele for aprovado, o governo pode encaminhar o reajuste dos servidores. A meta, temos conversado com os líderes no Congresso, é que tenhamos uma aprovação célere desse projeto, para que seja aprovado ainda no mês de abril e o reajuste dos servidores possa valer a partir de maio”, disse Esther Dweck.