O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou, nesta segunda-feira (10), que participará de cúpula com a República Democrática do Congo (RDC) e Indonésia para discutir a preservação de florestas tropicais. O petista deu a declaração durante entrevista no programa Voz do Brasil, da Empresa Brasil Comunicação (EBC).
Os países estão em negociação desde o último ano para formar uma aliança pela conservação ambiental. Atualmente, o Brasil, Indonésia e o RDC abrigam 52% das florestas tropicais primárias remanescentes no mundo.
Durante a entrevista, Lula afirmou que o evento, sediado no Congo, será um “grande encontro” entre os três país. O petista também afirmou que busca convencer a RDC a convidar para a cúpula outros países sul-americanos que fazem parte da região amazônica.
Se realizada, essa será a primeira viagem de Lula ao continente africando do terceiro mandato presidencial. Em fevereiro, o mandatário já havia informado a intenção de visitar a Angola, África do Sul e Moçambique.