26/05/2023
O governo da Noruega emitiu um alerta para a população evitar contato com uma baleia beluga que se encontra na região de Inner Oslofjord. No comunicado, divulgada nesta quarta-feira, o órgão acredita que o animal pode ser uma “espiã” russa nadando ao longo da costa do país.
Segundo o jornal americano “New York Post”, a baleia beluga, apelidada de Hvaldimir, ganhou fama internacional em 2019 depois que foi flagrada usando uma coleira feito especialmente com montagens para uma câmera, levando os especialistas a acreditar que o animal pode ter sido treinada pelos militares russos.
“Incentivamos especialmente as pessoas nos barcos a manterem uma boa distância para evitar que a baleia seja ferida ou, no pior dos casos, morta pelo tráfego das embarcações”, disse o chefe da Direção de Pesca da Noruega, Frank Bakke-Jensen, por meio de um comunicado à imprensa.
A Diretoria de Pesca acrescentou que irá acompanhar os movimentos da baleia, apelidada de Hvaldimir, um trocadilho com a palavra norueguesa para baleia – hval – e Vladimir Putin, em referência às suas possíveis ligações russas. O órgão espera ainda que o cetáceo recue quando chegar ao estreito de Oslo.
Atualmente, as baleias são animais protegidos na Noruega, e a população é orientada a evitar perturbar os animais selvagens. Segundo o jornal Aftenposten, há o risco de que a baleia possa ser ferida devido ao contato humano, uma vez que ela está se aproximando de Indre Oslofjord, uma área densamente povoada.
