Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, uma mulher aparece perseguindo e chutando dois gatos na praça Nadir Figueiredo, no bairro Palmital, em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte. Com tom de brincadeira, a amiga que grava a ação ri ao incentivar os maus-tratos: “o gato preto pode (chutar)”. O vídeo gerou revolta nas redes sociais desde o último sábado (27) quando foi compartilhado. A Polícia Civil afirmou que a suspeita já foi identificada.
No vídeo, um dos gatos, que é chutado pela mulher, aparenta ser um filhote. O outro, da cor preta, consegue escapar antes de ser alcançado. Enquanto isso, a pessoa que filma gargalha cantando “pegue o pombo!”.
Em um perfil do instagram a ação das jovens foi repudiada. “Absurdo! Denunciem sempre! Não deixem passar impune esse tipo de covardia”, escreveu. “Tremenda covardia”, comentou outra usuária da rede social.
De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a jovem que aparece chutando os animais e é chamada de “Bruna” foi identificada e a investigação continua. “Estão sendo realizadas as atividades de polícia judiciária a fim de apurar as circunstâncias que envolvem o fato e se há outros envolvidos”, afirma.
Lei Sansão
Por lei federal (14.064/2020), de texto original do deputado mineiro Fred Costa (Patriota), quem maltrata, fere ou mutila animais de estimação pode cumprir pena de dois a cinco anos de reclusão. Além disso, cabe aplicação de multa e proibição da guarda do animal.
Confira a nota da PCMG na íntegra
“A respeito do caso ocorrido na noite do último sábado, no bairro Palmital, em Santa Luzia, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que a suspeita já foi identificada e estão sendo realizadas as atividades de polícia judiciária a fim de apurar as circunstâncias que envolvem tal fato e se há outros envolvidos. Tão logo seja possível, novas informações serão divulgadas.”