STF JULGA NA PRÓXIMA TERÇA SE MANTÉM LIRA COMO RÉU POR CORRUPÇÃO; ENTENDA O CASO

03/06/2023

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal marcou para a próxima terça-feira (6) o julgamento de um recurso da defesa do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), contra denúncia da Procuradoria-Geral da República por corrupção passiva. O ministério Dias Toffoli liberou o julgamento na quarta-feira (31).

O Caso

Em 2018, a PGR havia acusado o parlamentar de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por supostamente receber R$ 106 mil em vantagens no exercício do cargo de deputado. A Corte chegou a aceitar parcialmente essa ação, apenas no que diz respeito ao primeiro crime. Depois, a PGR mudou de ideia, pedindo arquivamento total ao Supremo por meio de parecer assinado pela vice-procuradora-geral Lindôra Araújo.

Ao defender o arquivamento da denúncia, a PGR argumentou que o relato obtido por meio de delação premiada, sem o acompanhamento de outras provas, não é suficiente para o recebimento de denúncia. Essa posição prevalece, na opinião da procuradoria, após mudanças trazidas no chamado “pacote anticrime”, que foi bastante modificado pelos parlamentares antes de virar lei.

Please follow and like us:
0
fb-share-icon20
Tweet 20
Pin Share20
Author: amazonashoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *