Com gols de Joelinton, Rodrygo, Militão e Vini Júnior, o Brasil goleou Guiné, por 4 a 1, neste sábado (17), em amistoso disputado no estádio RCDE, em Cornella de Llobregat, perto de Barcelona, na Espanha. O gol de honra da seleção africana foi marcado pelo atacante Guirassy.
A partida amigável foi marcada por uma série de ações contra o racismo. Além da seleção brasileira ter jogado o primeiro tempo com um inédito uniforme todo preto, antes de a bola rolar, os jogadores de ambas as seleções fizeram um minuto de silêncio, ajoelhando, e cruzando os braços até o pontapé inicial do jogo.
Com a camisa 10, Vini Jr não teve sua melhor atuação pela seleção, mas marcou de pênalti. Depois de um primeiro tempo apagado, ele foi mais acionado na segunda etapa e tentou diversas jogadas, mas não levou perigo ao goleiro Koné. Quando Malcom sofreu o pênalti, ganhou a bola das mãos do capitão Casemiro para cobrar.
O Brasil volta a campo na próxima terça-feira (20), às 16h (horário de Brasília) para um novo amistoso, desta vez contra Senegal, no estádio Alavade, em Lisboa, Portugal.
Racismo antes do jogo
Lamentavelmente, no pré-jogo do amistoso do Brasil na Espanha, a equipe do atacante brasileiro Vinícius Jr. denunciou um caso de racismoem Barcelona, onde o Brasil disputa amistoso contra a Guiné.
Segundo relato, o amigo e assessor de Vini Jr., Felipe Silveira, afirmou ter sido abordado por um dos seguranças do Cornellá El-Prat, estádio em que a partida está sendo realizada, e teve uma banana apontada para ele.
“Mãos para cima, essa daqui é minha pistola para você”, teria dito o segurança ao apontar a fruta. O relato foi divulgado pela reportagem do ge.com, que presenciou os desdobramentos do caso na Europa.
Ficha do jogo – Brasil 4 x 1 Guiné
Brasil: Ederson; Danilo, Militão, Marquinhos e Ayrton Lucas; Casemiro, Joelinton (Bruno Guimarães) e Paquetá (Raphael Veiga); Rodrygo (Malcom), Vini Jr e Richarlison (Pedro). Técnico: Ramon Menezes (interino)