Na noite deste sábado (15), o motorista e a enfermeira de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Teresina foram baleados enquanto atendiam uma vítima de tiros no bairro Vamos Ver o Sol, Zona Sul da capital. O médico da equipe teve que assumir a direção da ambulância para que pudessem sair do local e seguir para o hospital.
Segundo informações de uma atendente do Samu, a equipe foi acionada para socorrer a vítima de tiros, e, durante o atendimento, foram alvo de disparos também. Enquanto colocavam a vítima na prancha socorrista, uma moto passou e criminosos atiraram quatro vezes em direção a eles.
O motorista, identificado apenas como Anderson, sofreu uma fratura exposta na perna, e a enfermeira Laurimary Caminha também foi atingida na perna. Apesar disso, a equipe conseguiu socorrer a vítima e deixar o local com o médico conduzindo a ambulância até o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
O motorista foi encaminhado ao centro cirúrgico para tratar da lesão, passou por cirurgia e está em condição estável. A enfermeira foi transferida para um hospital particular, onde passou por avaliação médica. Ambos não correm risco de morte. Quanto ao paciente atendido, encontra-se em estado grave, mas não foram divulgados detalhes adicionais sobre sua situação.
A Polícia Militar do Piauí foi acionada e conduziu rondas na região, buscando prender os suspeitos. No entanto, até o momento desta reportagem, nenhum suspeito foi detido ou identificado. O caso será objeto de investigação pela Polícia Civil.
A Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) emitiu uma nota lamentando o ocorrido e assegurando que está prestando todo o auxílio necessário à enfermeira e ao condutor da ambulância. Confira a íntegra da nota abaixo:
Nota da FMS
“A Fundação Municipal de Saúde lamenta o ocorrido agora à noite (15) com dois profissionais do SAMU Teresina que prestavam socorro a uma vítima no bairro Vamos Ver o Sol. A FMS está prestando todo o socorro a enfermeira e ao condutor da ambulância. Eles foram baleados quando estavam fazendo uma remoção e o carro foi dirigido pelo médico da equipe que levou as vítimas para o Hospital de Urgência de Teresina-HUT.
A enfermeira foi transferida para um hospital particular e está passando por avaliação médica. O motorista fez cirurgia no HUT e passa bem.”