22/07/2023
Dois irmãos, com 6 e 9 anos de idade, pularam do segundo andar de um edifício no bairro de Recreio das Acácias, na zona sul de Ribeirão Preto, São Paulo, na quinta-feira, 20 de julho, após a chegada do Conselho Tutelar, que foi acionado pelos vizinhos.
Geslaine Thomaz Castilho saiu para trabalhar e deixou os filhos sozinhos porque não tinha opção de cui0dados. A denúncia foi feita por maus-tratos, violência doméstica e cárcere privado.
A mãe buscou o próprio Conselho Tutelar para matricular os meninos em uma escola integral, mas até o momento, sua solicitação não foi atendida.
De acordo com a conselheira tutelar Marlene Colombo, todas as investigações realizadas confirmaram a situação, e as crianças estavam encontradas trancadas dentro do apartamento. “As crianças estavam em cárcere privado”, relatou ela à EPTV.
Ela também mencionou que, durante a conversa com os irmãos, não percebeu a intenção deles de pular. “Eu acredito que as crianças se assustaram porque temos a informação de que a própria mãe já as amedrontava dizendo que ia entregá-las para o conselho. Acho que foi aí que, de alguma forma, eles acharam que iam ser levados pelo conselho”, explicou.
Marlene também declarou que as crianças apresentam marcas de violência em seus corpos, e, por essa razão, foram submetidas a um exame de corpo de delito.
“A conselheira observou que a casa tinha higiene precária e que havia pouca alimentação”, relatou a delegada Patrícia de Mariane Buldo, da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
Segundo o G1, a mãe afirmou em depoimento que uma vizinha a ajuda enviando as crianças para a escola e as recebe quando ela está ausente. Ela também disse que deixou o café da manhã preparado para os filhos e que retornaria às 11h para dar-lhes o almoço.

O pai das crianças reside em Santa Catarina, e ele e Gislaine são divorciados. O Conselho Tutelar deve contatá-lo para cuidar dos meninos, que, enquanto isso, ficarão sob a guarda provisória de uma tia.
O irmão mais velho já está com a esposa, e o mais novo precisará passar por uma cirurgia no pé devido à queda, mas ambos tiveram ferimentos leves.
