O mês de agosto trará uma série de eventos celestes incríveis, com destaque para uma rara lua azul e duas superluas. A primeira delas está prevista para a noite da próxima terça-feira (1º/8), quando a lua estará mais brilhante e maior do que o habitual. Nesse momento, ela estará mais próxima da Terra, a uma distância de 357.530 quilômetros, e é por isso que é chamada de superlua.
No dia 30 de agosto, teremos outra superlua, ainda mais próxima, a apenas 357.344 quilômetros de distância. Essa será a segunda superlua do mês e recebe o nome especial de lua azul.
As noites quentes de verão, especialmente no hemisfério norte, proporcionam o cenário ideal para observar o nascer da lua cheia no céu oriental minutos após o pôr do sol. E em agosto, teremos essa bela visão duas vezes, um verdadeiro presente para os amantes da astronomia. O astrofísico aposentado da NASA, Fred Espenak, conhecido como Sr. Eclipse devido à sua experiência em perseguir eclipses, destaca a importância desses eventos celestes para os apaixonados pela ciência e pelo espetáculo do cosmos.